Como definir as permissões de acesso ao Acervo Acadêmico

O Acervo Acadêmico Digital da sua instituição reunirá muitos documentos, das mais diferentes áreas. A legislação determina que o acesso aos arquivos possa ser controlado por níveis de acesso dos usuários. Por isso, o módulo possui dois grupos de permissões:

  1. Um para determinar quais grupos de usuários podem acessar o módulo e quais ações podem fazer;
  2. Outro, para determinar dentre as pessoas que podem acessar, quais informações podem ser vistas, considerando a tabela de classificação de documentos.

Nós vamos falar agora sobre como determinar essas permissões.

 

Grupos de usuários

Para ambos os casos, as permissões serão associadas a grupos de usuários. A sua instituição pode criar grupos, como:

  • Direção Geral
  • Direção Acadêmica
  • Secretária acadêmica
  • Secretaria Acadêmica – Auxiliares
  • Secretaria Acadêmica – Estagiários
  • Etc

Em cada grupo, as pessoas podem ser vinculadas. Desta forma, você poderá dizer que, por exemplo que:

  • A direção geral pode acessar e assinar qualquer documento
  • A direção acadêmica pode acessar qualquer documento mas não pode assinar projetos de novos cursos
  • A secretária acadêmica pode classificar os documentos e assinar alguns dos documentos disponíveis
  • As auxiliares da secretaria acadêmica podem enviar documentos, porém, não podem classificar, nem, ver os documentos já classificados
  • Que os estagiários da secretaria não terão acesso ao módulo.

Perceba, qualquer situação especial (pode acessar, pode assinar, pode classificar…) é vinculada a um grupo de usuários. Se for o caso, crie e adapte os grupos de usuários e vincule as pessoas corretas a cada um destes grupos.

 

Permissão de acesso ao módulo

Primeiro, nós precisamos garantir que as pessoas terão acesso ao módulo. Após ele ser licenciado e liberado para a sua instituição, acesse a tela de Módulos e Permissões, busque pelo grupo de usuários desejado, e localize pelo módulo relacionado ao “Acervo Acadêmico” ou “Controle de Documentação”.

Dentre as permissões, as que estão relacionadas ao Acervo Acadêmico Digital, são:

  • Administrar as permissões para a assinatura do acervo: são as permissões de acesso vinculadas à tabela de classificação (falaremos disso na sequência);
  • Administrar assinaturas digitais: permite abrir a tela, porém, pode editar apenas a própria assinatura;
  • Administrar campos de referência: permite o acesso e uso da tela;
  • Consultar arquivos não classificados: permite ver os arquivos que ainda não receberam nenhuma classificação (permissão necessária também para quem fará a classificação).

Após atribuir as permissões, será possível acessar o Acervo Acadêmico Digital (desde que licenciado para a sua instituição).

 

 

Permissões especiais pela tabela de classificação

Os usuários vinculados a grupos que possuem a permissão para “Administrar as permissões para a assinatura no acervo”, poderão acessar o módulo Acervo Acadêmico Digital, e no menu cadastros, selecionar a opção de gestão de permissões.

Ela é um segundo nível de permissões. Anteriormente foi definido quem pode acessar o módulo, agora, determinaremos quais grupos de informações cada pessoa terá acesso. Isso é feito considerando a tabela de classificação que foi definida anteriormente pela sua instituição.

Logo no acesso a tela, será necessário selecionar o Grupo de Usuários. Na sequência, o Unimestre apresentará a tabela de classificação de documentos e ao lado, as permissões disponíveis.

Para cada linha da tabela, determine:

  • Visualização e download: a pessoa pode buscar por um documento, visualizá-lo, e fazer o download – se desejar;
  • Classificação: o usuário pode usar esse registro na hora de classificar um documento;
  • Assinatura: permite que o usuário assine digitalmente o documento, desde que tenha a sua assinatura digital cadastrada no sistema;
  • Excluir: envia o documento para a lixeira, removendo-o do acervo acadêmico digital da instituição.

 

Perguntas frequentes

 

O usuário visualizará nas consultas documentos que ele não tem permissão?

Não. Quando um usuário usa as opções de buscas de documentos, o Unimestre considerará a tabela de classificação e o nível de acesso do usuário. Mesmo que o usuário busque por um documento que existe, se ele não tiver a permissão para “visualização”, o Unimestre não apresentará o registro na tela.

 

Quem classifica também precisa assinar?

Não necessariamente. A sua instituição pode ter uma pessoa apenas para classificar os documentos, assinando alguns (quando for de sua responsabilidade), e deixando outros sem assinatura para que outra pessoa, com a permissão específica, faça a assinatura.

 

E se eu criar um registro novo na tabela de classificação?

Como padrão ele será criado sem nenhuma permissão. Sempre que a tabela for alterada, é fundamental que as permissões sejam revisadas. Por isso, aconselhamos que a tabela seja integralmente definida antes da atribuição das permissões.

Clique nas estrelas e classifique

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Compartilhe:

Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Explore outros conteúdos

Acadêmico

Transferindo alunos internas ou externamente

Após uma matrícula ser feita e o estudante estar vinculado à instituição, podem ser necessários ajustes na situação da matricula (cancelar, trancar, abandonar). Ou, podem

Geração automática arquivo de remessa

Para facilitar e agilizar a geração dos arquivos remessa, o Unimestre dispõe de uma funcionalidade que deixa essa ação automática e dispensa qualquer ação humana

Gestão On-Line

🔁 Módulo de Relatórios do Gestão On-Line

Conceito Através deste módulo você poderá gerenciar e visualizar relatórios para impressão, além de configurar as permissões que cada grupo de usuários do sistema poderão