Como definir as permissões de acesso ao Acervo Acadêmico

O Acervo Acadêmico Digital da sua instituição reunirá muitos documentos, das mais diferentes áreas. A legislação determina que o acesso aos arquivos possa ser controlado por níveis de acesso dos usuários. Por isso, o módulo possui dois grupos de permissões:

  1. Um para determinar quais grupos de usuários podem acessar o módulo e quais ações podem fazer;
  2. Outro, para determinar dentre as pessoas que podem acessar, quais informações podem ser vistas, considerando a tabela de classificação de documentos.

Nós vamos falar agora sobre como determinar essas permissões.

 

Grupos de usuários

Para ambos os casos, as permissões serão associadas a grupos de usuários. A sua instituição pode criar grupos, como:

  • Direção Geral
  • Direção Acadêmica
  • Secretária acadêmica
  • Secretaria Acadêmica – Auxiliares
  • Secretaria Acadêmica – Estagiários
  • Etc

Em cada grupo, as pessoas podem ser vinculadas. Desta forma, você poderá dizer que, por exemplo que:

  • A direção geral pode acessar e assinar qualquer documento
  • A direção acadêmica pode acessar qualquer documento mas não pode assinar projetos de novos cursos
  • A secretária acadêmica pode classificar os documentos e assinar alguns dos documentos disponíveis
  • As auxiliares da secretaria acadêmica podem enviar documentos, porém, não podem classificar, nem, ver os documentos já classificados
  • Que os estagiários da secretaria não terão acesso ao módulo.

Perceba, qualquer situação especial (pode acessar, pode assinar, pode classificar…) é vinculada a um grupo de usuários. Se for o caso, crie e adapte os grupos de usuários e vincule as pessoas corretas a cada um destes grupos.

 

Permissão de acesso ao módulo

Primeiro, nós precisamos garantir que as pessoas terão acesso ao módulo. Após ele ser licenciado e liberado para a sua instituição, acesse a tela de Módulos e Permissões, busque pelo grupo de usuários desejado, e localize pelo módulo relacionado ao “Acervo Acadêmico” ou “Controle de Documentação”.

Dentre as permissões, as que estão relacionadas ao Acervo Acadêmico Digital, são:

  • Administrar as permissões para a assinatura do acervo: são as permissões de acesso vinculadas à tabela de classificação (falaremos disso na sequência);
  • Administrar assinaturas digitais: permite abrir a tela, porém, pode editar apenas a própria assinatura;
  • Administrar campos de referência: permite o acesso e uso da tela;
  • Consultar arquivos não classificados: permite ver os arquivos que ainda não receberam nenhuma classificação (permissão necessária também para quem fará a classificação).

Após atribuir as permissões, será possível acessar o Acervo Acadêmico Digital (desde que licenciado para a sua instituição).

 

 

Permissões especiais pela tabela de classificação

Os usuários vinculados a grupos que possuem a permissão para “Administrar as permissões para a assinatura no acervo”, poderão acessar o módulo Acervo Acadêmico Digital, e no menu cadastros, selecionar a opção de gestão de permissões.

Ela é um segundo nível de permissões. Anteriormente foi definido quem pode acessar o módulo, agora, determinaremos quais grupos de informações cada pessoa terá acesso. Isso é feito considerando a tabela de classificação que foi definida anteriormente pela sua instituição.

Logo no acesso a tela, será necessário selecionar o Grupo de Usuários. Na sequência, o Unimestre apresentará a tabela de classificação de documentos e ao lado, as permissões disponíveis.

Para cada linha da tabela, determine:

  • Visualização e download: a pessoa pode buscar por um documento, visualizá-lo, e fazer o download – se desejar;
  • Classificação: o usuário pode usar esse registro na hora de classificar um documento;
  • Assinatura: permite que o usuário assine digitalmente o documento, desde que tenha a sua assinatura digital cadastrada no sistema;
  • Excluir: envia o documento para a lixeira, removendo-o do acervo acadêmico digital da instituição.

 

Perguntas frequentes

 

O usuário visualizará nas consultas documentos que ele não tem permissão?

Não. Quando um usuário usa as opções de buscas de documentos, o Unimestre considerará a tabela de classificação e o nível de acesso do usuário. Mesmo que o usuário busque por um documento que existe, se ele não tiver a permissão para “visualização”, o Unimestre não apresentará o registro na tela.

 

Quem classifica também precisa assinar?

Não necessariamente. A sua instituição pode ter uma pessoa apenas para classificar os documentos, assinando alguns (quando for de sua responsabilidade), e deixando outros sem assinatura para que outra pessoa, com a permissão específica, faça a assinatura.

 

E se eu criar um registro novo na tabela de classificação?

Como padrão ele será criado sem nenhuma permissão. Sempre que a tabela for alterada, é fundamental que as permissões sejam revisadas. Por isso, aconselhamos que a tabela seja integralmente definida antes da atribuição das permissões.

Clique nas estrelas e classifique

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Compartilhe:

Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Explore outros conteúdos

Configurando Integrações no Gestão

Como configurar uma integração no Gestão Deve ser liberado um menu Integração, em breve novas integrações estarão disponíveis nesse menu. Deve ser liberado a permissão