Troca de turma ou transferência interna.. e agora?

Quem nunca se deparou com um aluno solicitando trocar para a turma do período oposto ao que foi matriculado? Para essa situação, sempre ficamos na dúvida de qual ação devemos realizar no sistema: uma troca de turma ou uma transferência interna?

Para te ajudar a escolher a opção mais adequada, preparei esse post explicando o que acontece em cada um desses processos.

 

Troca de Turma

A troca de turma é um procedimento que não mantém o registro do aluno na turma da qual ele está saindo. Indicamos esse processo antes do início das aulas, quando ainda não temos nenhum registro de frequência ou nota do aluno guardados no sistema.

Podemos realizar a troca de turma de um semestre para outro, mas não podemos trocar o aluno de uma série para outra diferente. Também não é possível realizar a troca para uma turma que pertença a outro curso que não seja o atual do aluno.

É possível transferir as notas e frequências da turma antiga para a nova. Para isso ocorrer, deve-se definir com o valor ‘S‘ o parâmetro ‘TransferenciaLevarNotasParciais‘ (através do módulo de Administração).

Ressalto que para ocorrer a transferência das notas e frequências, a nova turma deve ter as mesmas provas e aulas criadas como a turma anterior (do mesmo tipo, com o mesmo número, na mesma data). Após a troca de turma, sempre conferir as notas e as frequências do aluno.

Com relação ao financeiro, nesse procedimento todas as parcelas serão trocadas para a nova turma do aluno.

 

Transferência Interna

Quando realizamos uma transferência interna, deixamos registrado no sistema que o aluno tinha vínculo com uma turma – e essa matrícula passa a ter a situação de TRANS. INT – e criamos automaticamente uma matrícula ativa na turma nova – e essa matrícula recebe a situação de CURS.

Aconselha-se uso desta funcionalidade após o início das aulas (quando já houverem registros de aulas, frequência e notas pelos professores). A transferência interna pode ser realizada de ano semestre para outro e de uma série para outra.

Também de acordo com o parâmetro ‘TransferenciaLevarNotasParciais’, se o valor do mesmo for ‘S’ as notas e frequências do aluno serão levadas para próxima turma. É necessário ter em ambas as turmas as aulas e provas criadas, nas mesmas condições (data, tipo, número) para que as informações sejam migradas para a nova turma.

Já para o financeiro do aluno, temos mais opções. Como padrão, as parcelas pagas e vencidas ficam na turma antiga do aluno, sendo transferidas para a turma nova apenas as parcelas pendentes.

Essa configuração pode ser alterada através do parâmetro ‘financeiro_parcelas‘, que define quais parcelas serão movidas para a nova turma do aluno. O parâmetro pode ter os seguintes valores:

[PENDENTE] = levará apenas as parcelas pendentes para a nova turma; Obs: Parcelas que estão em Reserva não serão alteradas.

[PAGAS] = levará apenas as parcelas pagas para a nova turma;

[TODAS] = levará todas as parcelas do aluno (pagas, vencidas, pendentes) para a nova turma do aluno;

 

E é isso! Espero ter te ajudado a entender qual o processo deve ser utilizado quando for necessário alterar a turma dos alunos.

 

 

Clique nas estrelas e classifique

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Compartilhe:

Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Explore outros conteúdos

Acadêmico

O que é o CENSUP?

O Censo superior (CENSUP) é o processo coordenado pelo INEP que coleta informações das instituições de educação superior do Brasil. Esse processo conta com a