6. Início da implantação do módulo Financeiro

Chegou a hora de começar a preparar o módulo Financeiro para funcionar. Antes de mais nada, precisamos deixar algo claro:

O Unimestre é um sistema único e integra as gestões acadêmica e financeira. Por isso, diversas ações de um ambiente acabam impactando outro, como cadastros de turmas, controles de alunos, geração e manutenção de parcelas de mensalidade.

Bem, para iniciar essa etapa, é importante que antes, você e a sua equipe já tenham concluído a etapa anterior sobre o módulo Acadêmico. Se isso ainda não aconteceu, retorne, termine todas as etapas, e somente então, retorne pra cá e continue.

Todas as etapas anteriores foram finalizadas? Perfeito. Então, vamos começar!

 

 

1. Orientações inicial

O acesso ao módulo Financeiro é feito da mesma forma que no módulo acadêmico. Após fazer o login, apenas alterne para o módulo financeiro. Faça isso pelo:

  • Módulo Desktop: basta clicar na opção “Acadêmico”, primeiro item do menu. Ele vai mudar para Financeiro e os demais menus também serão sobre essa área.
  • Pelo Gestão On-Line: clique na parte superior direita em módulos, e selecione Financeiro.

Conseguiu acessar? Perfeito! Vamos continuar.

 

2. Plano de Contas

Quando falamos de gestão financeira, existem algumas nomenclaturas padrões que permitem organizações e controle de informações. Elas servem como base para análises futuras, e para extrair informações.

Um desses controles é o Plano de Contas.

Conceitos: planos de contas são todos os tipos de receitas e despesas que a instituição possui. Ela pode usar o mesmo plano que a contabilidade aplica, ou, personalizá-lo considerando as suas necessidades de análises de relatórios.

Os planos de contas são organizados por níveis e para cada registro, pode-se definir se ele é analítico (recebe o lançamento de dados) ou sintético (não recebe registros, apenas, agrupa os demais registros das hierarquias inferiores).

Visão parcial, esta imagem não mostra o plano completo.

O Unimestre já tem um Plano de Contas padrão, e se for necessário, você poderá alterá-lo no futuro.

 

 

3. Centro de Custos

Enquanto o Plano de Contas serve para separar os TIPOS de receitas e despesas, os Centros de Custos determinam os LOCAIS da instituição que geram essas demandas.

Sabemos que esse nível de controle pode ser mais amplo, com poucos registros, ou no detalhe, chegando à camada de setores internos e turmas.

Para a sua primeira experiência, e como forma de agilizar a sua experiência, simplificamos esse volume de registros. Criamos um único registro e todos os dados podem ser vinculados a ele.

No futuro, se você precisar alterar isso, poderá fazê-lo.

 

4. Tipos de Títulos

Quando falamos de gestão financeira, falamos em parcelas e títulos. São registros, tanto no contas a pagar quanto no contas a receber.

O Unimestre tem um cadastro de Tipos de Títulos. Aconselhamos a utilização deles e o vínculo correto na geração das parcelas a serem recebidas.

Considere algumas situações:

  • Ao gerar um relatório de recebimentos, além de saber o valor total, é interessante saber quanto foi recebido em mensalidades, taxas de matrículas, multas de biblioteca, requerimentos, etc…
  • Ao criar parcelas, você quer definir que apenas mensalidades possam ser pagas por boleto, as demais taxas podem ser pagas apenas por cartões.
  • Etc

Ao criar qualquer tipo de agrupamento de informações, ou regras especiais, o Unimestre precisa de algo que distingua uma parcela da outra, e isso é feito pelo cadastro de tipos de títulos.

Para simplificar o seu trabalho, você já começara a utilização do Unimestre com alguns tipos de títulos cadastrados:

 

Se for necessário, você pode gerenciar os tipos de títulos diretamente pelo Gestão On-Line (clique aqui e confira as instruções). Mas, se desejar continuar mantendo as opções padrões, vamos prosseguir…

 

5. Vínculo acadêmico e financeiro

Antes de operar o sistema pra valer, vamos reforçar alguns conceitos sobre a integração entre ambos os ambientes (acadêmico e financeiro). Confira este vídeo:

 

6. Plano de Pagamento

Bom, agora é a hora de começar a operar o Unimestre pra valer. Nas etapas anteriores, o módulo acadêmico foi preparado para realizar as primeiras matrículas. Mas antes delas acontecerem, precisamos preparar um plano de pagamento.

 

ATIVIDADE:

  1. Leia a publicação com as orientações sobre o cadastro de planos de pagamentos (clique e acesse)
  2. Acesse o Gestão On-Line da sua Instituição
  3. Faça o cadastro de pelo menos um plano de pagamento, no mesmo curso/turma usado pela equipe acadêmica na preparação
  4. Após cadastrar, retorne para este ponto e vamos continuar

 

Dúvidas frequentes:

  • Estamos no meio do ano escolar, devo criar as parcelas desde janeiro ou apenas as parcelas faltantes?
    • Depende do nível de controle que a sua instituição deseja e da forma de controle existente atualmente, essa decisão é sua. Você tem duas opções? Criar apenas as próximas parcelas, e no caso dos alunos inadimplentes, criar manualmente as parcelas anteriores, ou; criar todas as parcelas, e passar aluno por aluno dando baixa apenas da parcelas que de fato foram recebidas.

 

Tudo certo? Muito bem, estamos prontos para avançar!

 

 

Até aqui:

  • Preparamos o ambiente acadêmico para as matrículas (na etapa anterior)
  • Preparamos o ambiente financeiro para as matrículas (nesta etapa)

Chegou a hora de: MATRICULAR OS PRIMEIROS ALUNOS. Vamos lá?

Clique nas estrelas e classifique

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?