Como os bancos definem as multas e juros dos boletos?

Para que a sua instituição possa emitir boletos bancários, antes ela fez a abertura de uma conta com o seu gerente, solicita as informações para a geração da remessas e retornos bancários, e do layout do boleto, e envia esses dados para o Unimestre. Após a configuração ser realizada, os boletos estarão disponíveis para uso.

 

Formas de cadastro

As informações de multas e juros dos boletos, podem ser registradas em dois pontos distintos:

  1. No Banco: no cadastro da sua conta;
  2. No Unimestre: neste caso, a informação é enviada pela remessa bancária.

 

Como funcionava

Até aqui, a maioria das instituições bancárias tomavam como base as regras de multa e juros cadastrada diretamente no banco. Ou seja, independentemente das informações enviadas pela remessa, a regra estava exclusivamente no banco.

Por conta disso, muitas atualizações de regras de multas e juros das instituições, acabaram sendo feitas apenas no banco e isso já surtia o ajuste necessário para a instituição.

 

Mas, tem mudanças…

As nossas equipes tem percebido um movimento onde: os bancos tem deixado de respeitar a regra cadastrada na conta e tem passado a utilizar a regra enviada pelo arquivo de remessa bancária. Essa situação, nem sempre é comunicada pelas instituições bancárias. Em muitos casos, os próprios gerentes de contas desconhecem a mudança.

Essa situação é percebida apenas quando boletos vencidos são pagos, e o cálculo de multa e juros é realizado de forma diferente da esperada pela instituição.

 

O Unimestre está configurado certo?

Quando configuramos inicialmente o boleto, a remessa e o retorno, esses dados são configurados corretamente. Porém, como as instituições tem (ou, tinham) a liberdade de solicitar mudanças nas regras de multa e juros diretamente ao banco, talvez elas não tenham sido atualizadas no Unimestre. Então, pode existir alguma diferença entre as duas informações.

 

Como conferir a regra que está configurada?

Para fazer essa checagem, a sua instituição pode:

  • Gerar o arquivo remessa
  • Fazer o envio pro banco (de forma manual ou automatizada, caso disponível para a sua conta e o seu banco)
  • No sistema do banco, acessar a tela de verificação dos itens enviados para a remessa e validar as informações, especialmente:
    • Valor/percentual de multa
    • Valor de juros diário

Nós falamos mais sobre essa verificação na postagem sobre o registro de boletos.

Caso os valores estejam corretos, lhe convidamos a fazer essa conferência de forma periódica. Dessa forma a sua instituição poderá perceber com antecedência qualquer situação de mudança promovida pelo seu banco.

 

Dúvidas técnicas e ajustes

Se a sua instituição deseja que a verificação seja feita pelos nossos consultores, ou, identificou que algum ajuste é necessário, lhe orientamos a abrir um chamado pelo UniSAC. Esta demanda é tratada exclusivamente por chamados abertos pelo sistema de atendimento.

 

A minha instituição, será afetada?

Essa mudança na forma como os bancos estão se portando diante dos valores de multas e juros, está sendo percebida pela nossa equipe em várias contas de várias instituições bancárias distintas. Porém, não temos informação para afirmar que todas as contas serão impactadas. O objetivo desta postagem, e deste alerta, é agir preventivamente.

Apenas a sua instituição tem acesso à regra que está cadastrada no banco, e da regra que está configurada dentro do Unimestre. Faça essa comparação e garanta que, se a mudança chegar até a sua Instituição, nenhum impacto será percebido. Em caso de dúvidas, abra seu chamado no UniSAC e interaja com a nossa equipe – estamos prontos para lhe auxiliar.

Clique nas estrelas e classifique

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Compartilhe:

Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Explore outros conteúdos