Diário de Classe: bloqueios em alterações de avaliações e notas

O Unimestre foi construído de uma forma onde cada instituição de ensino possa ter autonomia na definição de regras de utilização dos diários de classe. Uma série de bloqueios podem ser aplicados, por exemplo:

  • Evitar que o professor altere datas e nomes de avaliações após a digitação das notas
  • Evitar a alteração de notas de alunos de forma não justificada

Alguns destes impactos podem envolver também os coordenadores, dependendo do nível de acesso desses usuários. Vamos falar mais sobre isso e é fundamental que você leia essa postagem de forma completa, antes de realizar qualquer ação. Combinado? Então, vamos lá!

 

Parâmetros de Avaliações

Pelo módulo acadêmico, no menu “Cadastros > Parâmetros de Avaliações”, é possível visualizar todos os parâmetros usados pelas instituições de ensino. Estes parâmetros são vinculados nas turmas (pelo cadastro de turmas), e todas as regras de um parâmetro impactam todas as turmas associadas a ele.

IMPORTANTE: A configuração dos parâmetros é uma atividade altamente técnica. Se você tem dúvidas sobre a manutenção nestes espaço, não a faça sem buscar as orientações e informações corretas, ou o apoio da nossa equipe técnica.

Nos parâmetros criados, além de regras bem técnicas (leia atentamente a mensagem do parágrafo anterior), existem algumas guias que ditam comportamentos do sistema e como o Unimestre deve agir.

Observe que várias possibilidades são apresentadas e a instituição deve moldar tais configurações de acordo com as suas regras internas e expectativas.

Todas elas possuem vantagens e desvantagens. Por exemplo: impedir que o professor possa alterar dados de uma prova ou de notas após a digitação, é bom ou ruim? Depende, o bloqueio pode criar casos que exigem apoio da coordenação ou da secretaria, mas a liberação, pode reduzir a atenção no registro e elevar casos de estudantes e pais mencionando que as informações foram alteradas. A sua instituição deve colocar tudo na balança e tomar a sua decisão.

 

Acesso do Professor

Após o ajuste dos parâmetros, os professores perceperão isso no uso do Diário de Classe. Algumas situações terão impacto imediato, outras, associadas ao registro de algum campo. Exemplos:

  • Se você ajustar para que o professor não possa inserir aulas, isso será aplicado imediatamente
  • Se você ajustar para que, após a digitação das notas a prova seja bloqueada, isso será aplicado na próxima digitação a uma nota, e não afetará provas anteriores que já tiveram notas lançadas

 

Acesso do Coordenador

No cadastro de coordenadores é possível definir níveis de acesso. Cada profissional pode ser definido entre auxiliar, ou, coordenador, e quais as ações que esta pessoa pode ter. Entre as permissões, pode-se indicar que a pessoa terá um nível de acesso superior, igual, ou inferior ao dos professores. Saiba mais sobre isso nesta publicação.

 

Como ajustar notas e informações

A área máxima de gestão de cadastros de avaliações (bloqueando ou não), para ajuste de dados, e de notas, é através da secretaria acadêmica. Isso acontece, afinal, é o setor responsável pela geração dos documentos oficiais como boletins e históricos, e de guarda destas informações ao longo dos anos seguintes. Por isso, um certo nível de acesso é feito por esse ambiente.

 

Pronto, agora você tem uma noção melhor sobre o comportamento do Unimestre no que se refere a regras de uso e bloqueios. Você percebeu que a sua instituição está no controle das informações, e também, da sua responsabilidade neste processo.

Apenas altere os parâmetros de avaliação se tiver plena certeza sobre o que estiver fazendo, e tendo dúvidas, esclareça-as antes de avançar.

 

Clique nas estrelas e classifique

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Compartilhe:

Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Explore outros conteúdos