Cadastro de Assinaturas Digitais para uso no Acervo Acadêmico

Qualquer gestor educacional está bastante habituado a assinar folhas e folhas de papel. São documentos oficiais, históricos, contratos… Com o uso do Acervo Acadêmico Digital, esse processo muda. Ao invés de várias assinaturas em papel, teremos, várias assinaturas digitais. Ao invés da tinta azul da caneta, alguns cliques resolverão todo o processo.

Mas, como funciona na prática uma assinatura digital? Para que uma pessoa possa realizar este procedimento, é necessário que ela adquira um Certificado Digital de Assinatura, padrão A1. Ele pode ser adquirido via internet em empresas homologadas, como o Serasa, por exemplo. Será gerado um arquivo que valerá como a assinatura desta pessoa. este arquivo, será enviado ao Unimestre e salvo dentro do Acervo Acadêmico Digital do Unimestre.

Nós lhe mostraremos este processo, e compartilharemos mais informações sobre isso:

 

Como cadastrar uma assinatura

Acesse, pelo Gestão On-Line, o Acervo Acadêmico Digital da sua instituição. No menu de Cadastros selecione a opção Assinatura Digital.

Logo no acesso a tela, serão listados todos os nomes de pessoas que possuem certificados cadastrados. Observe que cada usuário pode alterar apenas os seus próprios certificados. Nenhum usuário, nem mesmo os administradores, podem acessar e alterar qualquer informação de outros usuários. Cada certificado de assinatura digital é único, intransferível, e nenhuma outra pessoa poderá se apropriar ou utilizar o documento em nome do proprietário do certificado.

Na tela de cadastro do certificado, o Unimestre solicitará um nome para identificar o certificado.

Ainda na inclusão, o usuário deveria enviar o arquivo do certificado digital, recebido na compra do arquivo.

Após preencher as informações, clique em salvar.

 

Perguntas frequentes:

 

Uma pessoa terá mais de um certificado?

Num primeiro momento, não. Mas, ao longo do tempo isso deve acontecer.

Quando o certificado digital é gerado pelo site que ele for comprado, uma senha é criada. Se essa senha for perdida, um novo certificado deverá ser gerado, já que não é possível alterar a senha de um certificado válido.

Outro motivo é pelo tempo de validade. Cada certificado é válido por 12 meses, após isso, um novo arquivo deverá ser gerado.

 

Se eu enviar meu certificado, outras pessoas poderão usá-lo?

Apenas se ela tiver acesso a senha do certificado. Cada usuário terá acesso, tanto para envio, quanto para alteração. Na tela de Assinaturas Digitais o usuário consegue visualizar os certificados e caso possua a senha poderá realizar a assinatura digital.

 

E como será o uso do certificado para a assinatura?

Na tela de edição de documentos enviados, os usuários logados que tiverem um documento vinculado ao sistema, visualizarão a opção de “assinar” no documento. Neste momento, será exigida a senha do certificado, criada quando o certificado digital foi solicitado.

 

O sistema vai alterar as propriedades do PDF adicionando mais informações como autor, revisor, proprietário do documento, etc?

Não, o sistema não vai fazer esta ação.

Quais são os tipos de assinatura que o sistema vai aceitar?

1 único arquivo PFX  (A1) ou 2 arquivos com a extensão CRT + KEY (A1)

Ao incluir a assinatura no formato CRT, escolha os 2 arquivos ao mesmo tempo.

Clique nas estrelas e classifique

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Compartilhe:

Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Explore outros conteúdos