▶️ Orientações / Requisitos para Integração Moodle

O Moodle é uma plataforma open-source (software livre) de aprendizagem a distância. Esta plataforma é utilizada para disponibilizar materiais e aulas de forma EAD e o Unimestre possuí uma integração com este sistema.

Clientes que optarem em utilizar essa integração, precisam contratar o serviço junto a nossa equipe. Para que a integração possa ser feita, alguns itens precisam estar clarificados para evitar futuros transtornos. Dessa forma pedimos que leia com atenção todas as orientações abaixo:

  • A equipe do A+ UNIMESTRE não é responsável por nenhuma ação de instalação ou adequação de requisitos junto ao servidor do Moodle. Qualquer requisito necessário e não atendido é de responsabilidade do cliente.
  • Cabe ao cliente garantir que os requisitos abaixo estejam atendidos para que a configuração de integração possa ser iniciada:

Versão de PHP: 7 ou superior
Versão do banco de dados: MYSQL 5.7.28 ou maior

Versões compatíveis do Moodle:

  • 3.11
  • 4.3.2
  • No banco de dados do Moodle, o prefixo das tabelas precisa estar configurado como “mdl_”.
  • Caso o cliente já tenha uma estrutura de Moodle sendo utilizada, a integração não ocorrerá em cima dessa estrutura, ou seja, solicitamos que seja criado um novo ambiente (servidor e banco de dados) separadamente, afim de que a integração que será configurada seja feita num ambiente distinto do de produção. Esse novo ambiente será chamado de Moodle Novo.
  • O Unimestre configurará a integração num ambiente “zerado” do Moodle Novo, e após configurado e testado a integração, será liberado para uso.
  • O Unimestre não migrará estruturas de cursos, conteúdos, alunos, notas, etc… entre a estrutura do Moodle atual e já em utilização para o Moodle Novo em que foi configurado a nossa integração. Ou seja, à partir da integração feita nesse novo ambiente, caberá ao cliente migrar suas informações ou então criar novamente os cursos e conteúdos dentro do Moodle Novo.

Para configuração necessitamos de:

  • Dados de acesso com permissão de administrador ao portal do Moodle novo (login e senha) para que possamos proceder com as configurações.
  • Dados do servidor do Moodle novo (FTP ou SSH, IP, porta, usuário e senha) para transferência de arquivos.
  • Dados de acesso (IP, Porta, Usuário e senha) ao banco de dados MySQL do Moodle novo. Obs: Esse usuário precisa ter privilégios de criação e alteração de dados/tabelas.
  • Será configurada uma API que irá fornecer dados do MOODLE. Para a configuração desta API será necessário configurar o apache ou nginx para execução de URL amigável.

Por fim gostaríamos de alertar que algumas empresas de hospedagem de servidores limitam os privilégios dos usuários criados para o servidor contratado. Isso causa limitações técnicas para buscarmos configurar a integração. É de responsabilidade do cliente garantir que todas as credenciais de acesso que nos foram repassadas (servidor e banco), sejam de usuário “admin ou root”, sem restrições de acesso ou ações.

Sugerimos inclusive a contratação de servidores dedicados para evitar limitações. O não cumprimento dos requisitos acima poderá causar impedimentos e atrasos na configuração.

Para solicitar a integração, abra um chamado junto ao UniSAC e aguarde proposta comercial.

Clique nas estrelas e classifique

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Compartilhe:

Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Explore outros conteúdos

Acadêmico

Planilha de Matrículas

A Planilha de Matrículas é o local usado pela Gestão da Secretaria acadêmica para consultar informações de matrículas dos estudantes. O acesso efeito após a