🔁 Defina os prazos do diário de classe dos professores

A secretaria acadêmica da sua instituição pode utilizar a tela de prazos do diário de classe, para determinar os períodos em que os diários estarão abertos para que os professores alimentem informações, que serão usadas para definir o desempenho dos estudantes.

 

Lógica de utilização

No Unimestre a criação de prazos são vinculadas as disciplinas/professores. A quantidade de registros de prazos depende da forma como a instituição funciona, se possuem fechamentos de notas semestrais, trimestrais, bimestrais, se possui ou não exames finais…

 

 

 

Acesso

No módulo Acadêmico no Gestão On-Line, filtre pelo menu “Prazos do Diário de Classe”.

 

Gerenciamento de prazos

Assim que a tela for aberta, o usuário visualizará os prazos criados no ano/semestre configurado como o vigente. Na parte superior é possível editar um prazo criado, ou, criar um novo prazo.

No processo de inclusão, o usuário deve informar o ano/semestre do prazo, um nome (informação textual que será apresentada como forma de identificação do prazo criado) e o tipo de prazo. Sobre os tipos, existem algumas opções:

  • Etapas: é sinônimo para semestre, trimestre, bimestre. Ela está vinculada ao período dentro do ano/semestre letivo, e a quantidade de etapas utilizada depende da quantidade de etapas que a instituição ofereça e esteja indicado nos parâmetros de avaliações vinculados às turmas/disciplinas. Exemplo de aplicação: faculdades um um período único, utilizarão apenas a Etapa 1; instituições com regime trimestral, utilizarão até a Etapa 3, e com regime bimestral, até a Etapa 4;
  • Exame final: caso a instituição tenha o uso desta etapa previsto nos parâmetros de avaliação, use esta opção para determinar o período que as notas dos exames poderão ser lançadas;
  • Segunda época: idem situação anterior, porém, específico aos alunos que não conseguiram aprovação no Exame Final;
  • Resultado Final: determina o prazo de divulgação dos resultados finais, sendo eles: a situação final do aluno (aprovado, reprovado, exame…), a média final, o percentual de frequência.

 

 

Após selecionar um tipo, o Unimestre abrirá opções para informar os intervalos de datas de acordo com as opções disponíveis para cada etapa. Sobre os prazos:

  • Prazo da etapa: é o período letivo da etapa. O Unimestre garantirá que as atividades criadas (aulas e provas) estejam dentro do intervalo de datas da etapa letiva;
  • Prazo de envio de aulas e frequências: é o prazo para fazer o cadastro das aulas, conteúdos das aulas, e registro das frequências. Ainda que este prazo seja maior do que o prazo da etapa, a data das atividades respeitará o prazo da etapa;
  • Prazo de envio de avaliações e notas: é o período que os professores poderão incluir avaliações, digitar e alterar as notas, e realizar os cálculos de médias;
  • Data de liberação da nota do professor: é nesta data/hora que o Unimestre fará a liberação das médias calculadas, aos alunos. As instituições costumam indicar um prazo em data posterior a realização dos conselhos de classe;
  • Data de liberação da RE (recuperação da etapa): se a sua instituição usar esta avaliação, informe neste prazo a data em que a nota da recuperação deve ser divulgada aos alunos no portal on-line;
  • Data de liberação dos resultados: é a média final da etapa, resultante da nota da nota do professor e da recuperação da etapa. Este prazo é usado especialmente quando o Tipo de Prazo for relacionado ao RESULTADO FINAL do ano/semestre.

 

Após preencher as informações dos prazos, clique em salvar.

 

Vínculo de disciplinas

Sobre os prazos criados, é necessário vincular as disciplinas que estarão relacionadas a ele. Para isso, clique sobre o prazo desejado e selecione na opção superior a opção de vinculo de turmas/disciplinas.

Na tela que abrir, clique sobre as disciplinas que você desejar para removê-las. Ou, clique em adicionar para adicionar outras turmas/disciplinas. Ao fazer isso o Unimestre apresentará algumas opções (por departamento, curso, turma), elas são uma forma de simplificar a inclusão de várias disciplinas, fazendo isso em poucos cliques.

Lembra da imagem que nós mostramos no início desta publicação? Ela demonstra que uma mesma disciplina (de uma mesma turma), não pode estar em dois prazos no mesmo número de etapa. Mas, deverão ser vinculadas a no mínimo a um dos prazos necessários para o uso (número de prazos equivalente ao número de etapas [semestre, trimestre, bimestre] definido pela instituição.

 

Prazos especiais

Eventualmente, algum professor pode ter problemas de entrega das atividades no prazo. Quando isso acontecer, ele pode pedir um prazo maior que poderá ser analisado pela secretaria. Caso deferido, o caminho a ser feito é: criar um novo prazo específico para esta atividade, e incluir apenas essa disciplina nesse novo prazo. Dessa forma, o prazo será estendido apenas para esta turma/disciplina, sem impactar no prazo dos demais professores.

 

Acesso aos diários

Assim que os prazos são definidos, os professores poderão acessar, pelo Portal On-Line, os diários de classes. Este acesso depende dos demais vínculos feitos pela secretaria (relacionar cada professor a uma turma/disciplina no ano/semestre letivo).

Clique nas estrelas e classifique

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Compartilhe:

Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Explore outros conteúdos