Como definir quem pode acessar o Aplicativo?

O Aplicativo UNIMESTRE foi desenvolvido para que estudantes e seus responsáveis (acadêmico ou financeiro) possam acompanhar informações relacionadas às matrículas. Mas, todos os alunos podem acessar o aplicativo? Essa decisão é da sua instituição! A liberação pode ser para todos os estudantes, ou apenas para pessoas vinculadas à cursos e/ou turmas especiais.

Essa definição é uma REGRA DE ACESSO, e é sobre isso que nós conversaremos nesse post.

 

O que são regras de acesso

Elas determinam quais unidades de ensino, departamentos, cursos e turmas, terão suas informações enviadas ao aplicativo. Pode-se definir ainda quais menus estarão disponíveis para acesso pelos usuários.

 

Só uma regra resolve?

Se todos os alunos da sua instituição devem ver as mesmas opções e menus, então, sim – só uma regra resolve.

Mas, vamos trabalhar com alguns exemplos de situações que justificam a criação de mais regras: digamos que a sua instituição seja uma escola (da educação infantil ao médio) e uma faculdade (graduação), tudo em uma única estrutura. Neste caso, talvez sejam necessárias mais regras de acesso:

  • REGRA 1 – Para as turmas da Educação Infantil: neste caso vamos mostrar apenas os menus pedagógicos, galerias de fotos, recados…
  • REGRA 2 – Ensino Fundamental e Médio: vamos manter a galeria de fotos, mas incluir o boletim, aulas e frequências, material de apoio…
  • REGRA 3 – Ensino Superior: pode-se remover a opção de fotos e pedagógica, e dar disponibilizar apenas o boletim, aulas e frequências, material de apoio, avaliação institucional, notícias…

 

Esse vinculo de recursos que serão liberados é feito por perfil de acesso.

 

Cadastro de perfis

Edite um perfil existente ou inclua um novo perfil. Nele, selecione as unidades de ensino, departamento, cursos e turmas vinculados.

Fique atento(a) ao ano/semestre da turma. Aconselhamos a desmarcar anos/semestres anteriores e manter apenas informações atualizadas do ano/semestre vigente.

 

 

Prazos no diário de classe

É importante que os prazos no diário de classe, estejam definidos. Eles não precisam já estar no período de vigência, mas as turmas/disciplinas precisam ter prazos de uso.

Isso é necessário para que o sistema saiba quais são as disciplinas que estão aptas a serem visualizadas pelos estudantes no aplicativo.

Vínculo de professor no ano letivo

Necessário vincular pelo menos um professor no ano letivo que você deseja realizar a integração.

Menus

Como nós falamos antes, sobre cada perfil cadastrado é possível definir os menus que serão apresentados aos usuários. Nós falamos mais sobre isso em outra postagem.

Clique nas estrelas e classifique

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Compartilhe:

Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Explore outros conteúdos

TI

Requisitos do Unimestre

Este é um documento de caráter técnico. Este post descreve os softwares e bibliotecas necessárias para a implantação e utilização do sistema UNIMESTRE On-Line, este

Liberação de versão 15/06/2023

Ambiente Portal Online – 2.23.1.6532 Inscrição e seleção > Gerar classificação: ajuste na geração da classificação de provas presenciais. Quando era informado que a prova

EAD

Categorias de Cursos no LMS

Conceito Utilizado para uma melhor organização de cursos, podendo dividi-los em categorias e subcategorias   Cadastro Para realizar o cadastro de categorias, acesso a tela