Como as frequências impactam nos cálculos dos resultados finais das disciplinas

Quais são as condições de aprovação direta dos estudantes? A maioria das instituições tem como regra que o aluno deve ter uma média anual igual ou superior a 7, e uma frequência superior a 75%.

Mas, em 2020, a mesma regra se aplica? Após um ano de pandemia e de aulas remotas, muitas instituições terão mudanças nesse parâmetro de avaliação – pelo menos na parte relacionada a frequência.

Essa mudança precisa ser sinalizada ao sistema, para que conheça essa regra de utilização e esteja preparado para isso. A equipe do Unimestre promoveu um webinar, no início de novembro, para falar sobre essa preparação de fechamento de notas (confira a transmissão na íntegra).

 

Como a frequência é usada

O uso da frequência no parâmetro de avaliação, não é obrigatório. Cada instituição pode definir pelo uso ou não. Ele pode ser usado em dois espaços distintos: para definir a aprovação ou a reprovação direta dos estudantes.

Uma vez que o parâmetro de avaliação tenha sido criado, se houver alguma mudança na regra de uso, ela deve ser tratada no próprio parâmetro de avaliação.

 

E se o aluno estiver sem frequência

Se o parâmetro de avaliação estiver configurado para uso, porém, as informações de frequência não estiverem preenchidas, então, a situação final das disciplinas não serão calculadas.

A situação final não é calculada pelo Unimestre

Isso acontece pois a instituição configurou o Unimestre para exigir a informação de frequência, mas, ela não existe. Por isso, o sistema entende isso como uma pendência e fica aguardando a informação ser preenchida.

 

Como atualizar o parâmetro de avaliação

Caso a sua instituição identifique casos em que queira remover a checagem de frequência do parâmetro de avaliação, isso deve ser feito na tela específica dessa funcionalidade. A equipe do Unimestre sugere que, parâmetros de avaliações que já tenham sido utilizados, NÃO SEJAM ALTERADOS. A dica do Unimestre é: duplique o parâmetro, e sobre o novo registro, faça as alterações necessárias.

Para realizar este procedimento:

  1. Acesse o módulo acadêmico
  2. Acesse o menu Cadastros > Parâmetros de Avaliação
  3. Selecione o parâmetro de avaliação desejado
  4. Clique na opção de duplicação do parâmetro

Após definir o nome do novo parâmetro (escolha um nome de fácil leitura e compreensão):

  • Localize a condição de aprovação e remova a parte relacionada a checagem de frequência;
  • Localize a condição de reprovação direta e remova a parte relacionada a checagem de frequência.

Ambos os campos devem seguir consistentes, por isso, preste atenção nos parênteses, mantendo o mesmo número de aberturas e fechamentos.

 

Ajustei o parâmetro de avaliação, e agora?

Na sequência, você deve vincular as turmas ao novo parâmetro. Para isso, acesso o cadastro de turmas, e altere o parâmetro de avaliação do anterior (que usa a frequência) para o novo (que você nomeu e removeu a checagem de frequência).

Caso a sua instituição defina parâmetros de avaliações por DISCIPLINA, essa atualização deve ser feita também na grade currícular.

 

ATENÇÃO: Você está alterando parâmetros de avaliações de turmas de um ano/semestre específico. Não se esqueça de checar nos próximos anos se o parâmetro correto deve ou não usar a frequência.

 

No início de novembro de 2020 nós realizamos um webinar falando sobre esse período final de fechamento de notas. Nele, abordamos informações sobre os parâmetros de avaliações. Veja o vídeo a baixo (a parte sobre parâmetros de avaliações estão em torno do tempo 12:50.

Acompanhe periódicamente nossos webinares e dicas, mantenha sua gestão sempre em dia. Inscreva-se em nosso canal e não perca nenhuma novidade.

Clique nas estrelas e classifique

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Compartilhe:

Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Explore outros conteúdos

Como otimizar o banco de dados ?

Ola! O recurso da Otimização do banco de dados é um conjunto de rotinas que busca melhorar as condições de utilização do software, proporcionando mais

Envio de SMS

O UNIMESTRE está preparado para enviar e-mails e/ou SMS aos usuários da Instituição O uso de smartphones é cada vez maior, e mesmo que o