Gestão – Compromissos – Planilha de Compromissos

Planilha de Compromissos

Conceito

A Planilha de Compromissos tem como objetivo organizar todas as contas a pagar da instituição, gerando assim um controle financeiro mais prático no dia a dia.

Permissões de Acessos

Inicialmente precisamos configurar as permissões de acessos para os usuários. Para checar as permissões de uma tela no gestão, pressione a sequência de teclas CTRL+ALT+I em seu teclado. Atualmente planilha de compromissos possui vínculo com as seguintes permissões:

Acesso

No Gestão Online, acessar o módulo Financeiro > Compromissos > Planilha de Compromissos:

Ao acessar a tela você terá as opção de filtro, para visualizar os títulos pagos, em aberto, com previsão de compromisso, ou gerar um novo compromisso.

Geração de Compromisso

A geração de compromisso é realizada clicando no Incluir.

Fornecedor: Indique o fornecedor responsável pelo compromisso que será gerado. Clique na lupa e
selecione entre um dos fornecedores cadastrados.

Unidade: Indique para qual unidade esse compromisso será gerado.

Tipo de Título: Selecione o tipo de título que está sendo registrado.
Nr. Documento: Informe o número do documento (número da NF, contrato, recibo, etc.)
Data emissão: Informe a data de emissão do Documento (Data de emissão da NF, contrato, etc.)
N. F. Entregue: Habilite-a para confirmar que a nota fiscal foi entregue a instituição. Caso negativo mantenha a opção desmarcada. Posteriormente, quando a NF for entregue, pode ser selecionado este registro e alterado esta opção. Essa opção é importante para controle de quando você recebe os boletos antes da NF.
Turma – Disciplina: Preencha este campo caso o compromisso esteja vinculado a alguma turma da instituição.
Plano de Contas: Selecione o nome do plano de contas em que o título em questão deve ser vinculado.
Histórico: O histórico é o campo para descrever detalhadamente as informações sobre o compromisso. O histórico inicial padrão será o nome do plano de contas. Clique no botão para gerenciar (criar, alterar ou excluir) os históricos gravados. Quando existirem históricos criados, a primeira caixa de seleção estará habilitada, permitindo que o usuário selecione entre um dos históricos criados.
Data competência: Informe a data de competência do compromisso que está sendo gerado.
Valor total líquido: Informe o valor total líquido da Nota Fiscal (ou outro documento). Exemplo: Compra de um computador no valor de 2.000 para pagamento em 10 x de 200,00. Neste campo você irá informar o valor 2.000,00.
Data primeiro vencimento: Preencha com a data de vencimento da primeira (ou única) parcela.
Qtde Parcelas: Essa opção pode ser utilizada quando um compromisso for pago em várias parcelas. Conforme o número de parcelas informado, o valor das parcelas muda no detalhamento das parcelas. Sempre deverá ser informado o numero de parcelas no mínimo 1.

OBS.: no detalhamento da parcela sempre teremos que alterar a parcela gerada para informar a forma de pagamento da parcela.

 

OBS. Critérios de Apropriação é um recurso do UNIMESTRE que permite “ratear” o valor de um compromisso para mais de um Centro de Custo ou Plano de Contas. Como você pode observar, as informações acima são todas referente ao Documento principal, e não a uma parcela específica. Abaixo vamos dar continuidade a nossa explicação apresentando a tela com todos os dados preenchidos e utilizando a opção de um compromisso com mais de uma parcela.

 

Importante: Observe sempre qual a parcela que está selecionada no momento, pois, as alterações serão feitas sobre ela.

As informações que você poderá alterar para uma parcela em específico são:

Vencimento: Data de vencimento da parcela selecionada.
Provável Pagto: Data prevista para efetuar o pagamento ao fornecedor.
Valor: Valor da parcela selecionada, caso deseje alterar, atente-se para dividir corretamente os valores nas demais parcelas.
Histórico da parcela: Histórico específico desta parcela. Como padrão será o mesmo histórico informado na tela principal.
Abatimento: Valor pago anteriormente a ser descontado da parcela.
Desconto: Valor a ser descontado da parcela.
Multa:
Valor a ser aplicado na parcela caso esta não seja paga em dia.
Mora:
Valor adicional a ser pago na parcela.
Forma de Pagamento: Define a forma de que será utilizada para pagar o fornecedor. Ao selecionar a primeira vez a forma de pagamento de uma parcela, o sistema irá alterar automaticamente as demais parcelas com a mesma forma.
Contas Financeiras: Define a conta financeira de onde será retirado o recurso para efetuar o pagamento. Ao selecionar a primeira vez a conta de pagamento para uma parcela, o sistema irá alterar automaticamente as demais parcelas com a mesma conta.
Observações: Campo aberto para registro geral de observações por parcela.

Anexo: Inclua aqui um anexo referente a parcela, como um comprovante de pagamento, ou outro documento que desejar.

Duplicar Compromisso

Caso você deseje criar vários títulos de compromissos para um mesmo fornecedor, porém, com notas fiscais separadas, a quantidade de parcelas não deve ser maior que uma. Clicando no botão de Duplicar Compromisso, poderá duplicar para quantos meses desejar, devendo ajustar o valor do  compromisso e a data de vencimento de acordo com o mês.

Após a criação do Compromisso, temos outras opções vinculadas aos títulos.

Com os compromissos criados podemos:

Agrupar compromissos

Autorizar o pagamento e Baixar o compromisso

Clique nas estrelas e classifique

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Compartilhe:

Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Explore outros conteúdos

Utilizando Polos no Gestão

Introdução Os polos são estruturas que tem o objetivo de resolver o problema da criação de muitas turmas nos clientes que possuem diversas coligadas matrizes.

Estuda+ – Inscrição on-line

No LMS existe a opção de Inscrição Online no cadastro de turma. Com isso, o próprio aluno pode se inscrever nos cursos. Para utilizar esse